Foi anunciado até com certo destaque que o aeroporto da Itaipu, em Hernandarias, passaria a receber voos regulares a Assunção, pela companhia aérea Sol del Paraguay.
No entanto, o novo diretor-geral paraguaio da empresa, José Alberto Alderete, descartou completamente voos comerciais no terminal, por questões de segurança.
A Sol del Paraguay pertence ao ex-presidente Horacio Cartes, que no final de seu mandato anunciou que a empresa faria o voo entre Hernandarias e Assunção, em convênio com a Itaipu Binacional.
Nos tempos em que Cartes era presidente, José Ortiz, que preside a fábrica de cigarros Tabesa, utilizava o aeroporto como se fosse uma pista privada do grupo empresarial de Cartes. Dias atrás, Ortiz foi proibido de aterrissar no terminal, porque não pediu a Itaipu autorização antecipada.
Alderete disse que a pista do aeroporto pode ser utilizada por qualquer pessoa que solicite, desde que o pedido seja feito com tempo e de forma correta, para que Itaipu possa avaliar as condições de segurança. Sabe-se que Itaipu não permite nem mesmo o voo de drones sobre a área industrial exatamente por esse motivo.
Fontes: ABC Color e Vanguardia