A agência de viagens offline da China, a China Internacional Travel Service (CITS), vai lançar pacotes turísticos para Foz do Iguaçu. A informação é do secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, que se encontra em Pequim com uma comitiva brasileira.
Essa agência é responsável pelo atendimento de mais de 50 milhões de turistas chineses que viajam anualmente para fora do país.
A iniciativa deve abrir um nove horizonte para o turismo de Foz do Iguaçu, pois, no ano passado, apenas 15 mil chineses visitaram a cidade para conhecer, principalmente, as Cataratas do Iguaçu. É um número insignificante diante do potencial dessa agência chinesa.
O primeiro pacote a ser comercializado pela CITS será para o Festival da Lua Cheia, quando ocorre um dos mais tradicionais feriados do calendário chinês. O evento será realizado na última semana de setembro, em Foz do Iguaçu, com atrações artísticas dos dois países e transmissão ao vivo para a TV Chinesa.
O mercado chinês corresponde a 1,3 bilhão de pessoas, porém, hoje, menos de 1% de turistas viajam para a América do Sul. De acordo com o Ministério do Turismo, o perfil do turista chinês é predominantemente jovem. Dois terços deles pertencem aos chamados millennials, entre 15 e 35 anos. A despesa média de viagem é de US $ 1.400 o que equivale a aproximadamente R$ 5.180.