O Hospital Municipal Padre Germano Lauck ( concluiu, neste final de semana, mais uma etapa do projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa aprimorar a gestão hospitalar, reduzir o tempo de espera e melhorar o fluxo de pacientes em urgências e emergências.
A capacitação foi realizada durante o seminário “Gestão de Alta Performance em Emergência – GAPE”, em São Paulo, que reuniu mais de 700 profissionais de 124 hospitais de todo o Brasil, de 8 a 15 de fevereiro.
A equipe do Hospital Municipal foi representada pela assessora especial da Direção Geral, Carline Garcia, pela coordenadora de Enfermagem, Pamela Fragata, pelo coordenador do Pronto-Socorro, o médico Bruno Philippi, e pelas responsáveis pelo Núcleo Interno de Regulação, Daniele Graeff e Karin Aline Zilli Couto.
Segundo a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a iniciativa busca otimizar a gestão hospitalar, promovendo um melhor aproveitamento dos recursos e minimizando desperdícios. Entre as principais medidas aplicadas estão:
- Redução do tempo de espera em até 20% nas urgências e emergências;
- Melhoria no fluxo de pacientes, reduzindo internações desnecessárias;
- Otimização da logística hospitalar, garantindo estoques adequados de insumos e medicamentos;
- Capacitação das equipes e rotatividade planejada para aprimorar a gestão de leitos;
- Identificação e eliminação de processos desnecessários, como pedidos excessivos de exames.
A pergunta é: agora vai?