Agosto começou bem para o comércio de Ciudad del Este. No primeiro fim de semana do mês, houve um intenso movimento comercial no microcentro comercial, como informa o jornal Vanguardia.
O economista Daniel Pereira Mujica, de Ciudad del Este, diz que o número maior de turistas e paraguaios indo às compras se explica por vários fatores.
Um deles é que a maioria dos trabalhadores formais de toda a fronteira recebe seus salários no início do mês, quando vai às compras.
Outra questão tem a ver com o preço do combustível, que continua sendo mais barato no Paraguai que no Brasil, “e por isso muitos brasileiros aproveitam e vêm a Ciudad del Este para fazer compras e encher o tanque do carro”.
A maioria dos compradores que frequenta atualmente o comércio de Ciudad del Este faz compras para uso pessoal, e não para revenda, diz ainda Mujica.
Ele considera ainda que a estabilidade do dolar, nas últimas semanas, favorece o comércio fronteiriço. “O real estava muito instável e agora, de alguma maneira está se equilibrando.”
E completa: “Por mais que o dólar esteja caro, também está mais estável. Por isso, vêm comprar mercadorias, talvez em menor quantidade, mas vêm”.