Alterações nas visitas às Cataratas do Iguaçu, devido à vazão 9 vezes maior do que a normal

A visitação turística neste domingo segue normalmente até às 16 horas

Cataratas do Iguaçu com vazão de 13,7 milhões de litros por segundo. Foto: Nilmar Fernando - @fotoequipecataratas #FotoEquipeCataratas

A passarela das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, foi fechada momentaneamente, às 7h26, deste domingo (29).  As equipes técnicas também retiraram as grades da passarela, seguindo o protocolo de segurança da operação da unidade de conservação.

Durante a semana a passarela poderá ser liberada. Desde que o nível do rio diminua. Na manhã deste domingo, de acordo com a Hidrologia da Copel, a vazão que estava em 13 milhões e 800 mil litros por segundo. A vazão considerada normal é de 1 milhão e 500 mil litros.

De acordo com concessionária Urbia Cataratas, que faz a gestão da visitação do Parque Nacional do Iguaçu, para que a passarela da Garganta do Diabo seja habilitada novamente, o nível do rio precisa estar estabilizado em no máximo 8 milhões de litros por segundo.

O passeio de barco do Macuco Safari também foi suspenso momentaneamente por medida de segurança.

Segurança – A Urbia e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do Rio Iguaçu, na região das Cataratas do Iguaçu.

Apesar de a passarela estar fechada, todos os mirantes da Trilha das Cataratas estão liberados. A visitação turística neste domingo segue normalmente até às 16 horas. Para visitar o parque é preciso adquirir o ingresso online pelo site oficial: cataratasdoiguacu.com.br.

Argentina – Ainda ontem (28) a direção do Parque Nacional Iguazú, no lado da Argentina, fechou todo o atrativo para a visitação. Em nota, foi informado que a medida levou em consideração a segurança dos trabalhadores e dos visitantes.

Do lado de lá da fronteira, o Parque Nacional Iguazú continua fechado também neste domingo (29).

Sair da versão mobile