Da sala de aula para as ruas. Nesta quinta (19), 300 estudantes de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) vão mostrar um pouco do que aprenderam no curso.
Eles vão participar de ações gratuitas de promoção à saúde, voltadas para a comunidade de Foz do Iguaçu. O Mutirão da Saúde, que faz parte da Semana Acadêmica de Medicina da Unila, será no Terminal de Transporte Urbano (TTU), das 8h às 18h.
Os acadêmicos vão orientar sobre cuidados com a pele, primeiros socorros, doação de órgãos e infecções sexualmente transmissíveis. E, ainda, vão aferir a pressão arterial, mostrar como reconhecer um AVC e também como agir em caso de parada cardíaca.
A comunidade poderá conhecer alguns dos projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e estudantes do curso.
“Nosso objetivo é sair da Universidade para mostrar à população local os diversos projetos e iniciativas que o curso realiza em benefício da comunidade”, diz a estudante Geíza Hein, uma das organizadoras da Semana Acadêmica.
“Além disso, é um momento para interagir com a comunidade, o que também é muito importante na formação médica”, conclui.