O ano que não terminou foi bom para o turismo. Mas 2019 terá menos feriadões

Foto: Cleber Rech, Wikimedia

O ano que está terminando foi generoso em feriadões; e mais generoso ainda com o turismo de Foz do Iguaçu.

Pesquisa do Poloiguassu mostra que a ocupação nos hotéis de Foz foi superior a 80% nos feriados e nas férias de 2018.

E 2019? Provavelmente não será ruim, mas haverá bem menos feriados com possibilidade de emendar com o final de semana.

Neste ano, foram nada menos que nove feriadões nacionais, a maioria dos quais coincidiu com as sextas ou segundas-feiras. Em 2019, serão apenas cinco.

Segundo a pesquisa, entre os feriados de maior movimento em Foz neste ano estão o Dia do Trabalho, Corpus Christi, Finados e Proclamação da República, todos com possibilidade de emendar (além de Carnaval e Páscoa, que são sempre feriadões, no último caso devido à Sexta-Feira Santa).

Em 2019, o primeiro dia do Ano Novo cai numa terça, portanto, dá pra emendar. Mas 1º de Maio, dia do Trabalho, é exatamente num sábado, bem como 7 de Setembro, 12 de Outubro (feriado de Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Finados).

E o Natal, pra fechar, cai numa quarta-feira.

A pesquisa do Poloiguassu foi mais abrangente que a do Sindhotéis, que ouve apenas os 28 filiados ao sindicato. Responderam à pesquisa do Poloiguassu 83 meios de hospedagem, dos 180 que a cidade possui.

O ano, portanto, foi bom para os hotéis, o que se refletiu também no Aeroporto de Foz e nos atrativos, com recordes de visitação nas Cataratas do Iguaçu, na usina de Itaipu e – ainda sem balanço – provavelmente no Parque das Aves e no Marco das Três Fronteiras.

O Foz do Iguaçu Park Show, do Museu de Cera e do Vale dos Dinossauros, entre outras atrações, também deve fechar o ano com número superior ao de 2017.

Em 2019, no entanto, se a economia der uma aquecida, é muito provável que sejam batidos novos recordes, ainda mais se se confirmarem todas as obras previstas pra Foz do Iguaçu (segunda ponte, Perimetral Leste e o complexo de aquários, além do viaduto, já em construção), o que atrairá mais gente de fora.

Sair da versão mobile