A população foi às ruas em uma manifestação de alegria e comemoração: por 58 votos a favor, um contra e 19 abstenções, foi aprovada a intervenção na municipalidade de Ciudad del Este.
Depois dessa decisão desta teça-feira (27) a Câmara de Deputados, a prefeita Sandra McLeod ficará suspensa de suas funções. O Poder Executivo decretará um interventor dentro do prazo de 15 dias.
Ao interventor caberá comprovar e esclarecer as denúncias que motivaram a suspensão. Para os vereadores de Ciudad del Este, a principal explicação que a prefeita deverá dar é sobre o destino de 35 bilhões de guaranis (mais de R$ 38 milhões) e fazer prestações de contas sobre outros gastos.
Sandra McLeod está no cargo desde 2007 e foi reeleita. Em 2007, ela substituiu Javier Zacarías Irún, seu marido, que também foi prefeito em duas gestões.
Na sessão de hoje, o irmão de Javier Zacarías Irún, Justo Zacarías Irún, decidiu não votar, contra nem a favor. A abstenção foi “porque este é um ato inválido”, disse.
“Não renuncio”
Logo depois do resultado da votação, Sandra McLeod utilizou a conta oficial da Prefeitura no Twitter para dizer que retirará sua renúncia a prefeita.
“Continuo prefeita de Ciudad del Este”, disse, fazendo depois um apelo a seus seguidores para defender e ajudar o interventor que será designado pelo presidente Mario Abdo Benítez.
Na Câmara
Mas a Câmara Municipal ainda vai votar a favor ou contra a carta de renúncia apresentada por Sandra McLeod.
E o Tribunal Superior de Justiça Electoral (TSJE), que foi criticado pelos deputados na sessão de hoje, já convocou eleições para substituir a prefeitura. A eleição está marcada para 3 de março.
Fontes: ABC Color e Última Hora