Assembleia Legislativa promove audiência pública para debater o uso da maconha como medicamento

Deputado Goura (PDT) propõe audiência pública para debater o uso medicinal da cannabis. / Foto: Orlando Kissner/Alep

deputado estadual Goura (PDT) promove, nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), audiência pública sobre “Cannabis Medicinal, Por que regulamentar?”, com o objetivo de debater o porquê – mesmo com os resultados promissores do seu uso como medicamento -, a burocracia, o preconceito e a falta de informação ainda são grandes obstáculos para o uso medicinal da maconha.

“É preciso lançar luz no debate sobre a regulação da cannabis medicinal”, afirma Goura, que debate o tema da cannabis medicinal desde quando era vereador de Curitiba e realizou uma audiência pública sobre o tema.

Segundo ele, não há motivos para as restrições que os possíveis beneficiários dos medicamentos derivados da maconha enfrentam no Brasil. “É uma situação absurda”, diz.

Para ele, é necessário debater o assunto da forma mais ampla e direta possível. “Não podemos ficar no obscurantismo e no preconceito, que só alimentam a violência e a exclusão, quando se trata de um assunto sério como a cannabis medicinal”, afirma Goura. “São inúmeras as pesquisas, as constatações científicas que comprovam que a maconha tem propriedades medicinais únicas que devem ser exploradas”.

Veja mais detalhes no Ler mais.

Goura explica que esta situação contraditória entre tratar a maconha como droga ou remédio esconde muita hipocrisia, além de preconceito e desinformação. “A política de ‘guerra às drogas’ se mostrou um fracasso e só ampliou, para pior, os problemas relacionados às drogas de várias formas”, diz. “

“Com uma nova abordagem sobre a cannabis medicinal vamos transformar vidas e beneficiar muitas pessoas. Precisamos acolher e respeitar o direito delas de ter acesso ao tratamento adequado proporcionado pela cannabismedicinal”, completa Goura.

Na audiência pública estarão presentes pacientes e familiares, médicos, químicos, advogados, ativistas e políticos que vão compartilhar suas experiências sobre a cannabis medicinal. “O objetivo é elucidar cada vez mais a sociedade sobre este que se revelou um remédio milagroso para muitas pessoas”.

Fonte: Alep

Sair da versão mobile