Assunção, no Paraguai, já oferece uma nova opção cultural: o necroturismo

Durante o passeio, são visitados os túmulos das mais importantes figuras paraguaias do final do século XIX e início do século XX

Fabián Chamorro, de camiseta preta, acompanha os turistas nos passeios. Foto: Twitter dele

Uma nova opção cultural, fora do comum, já é oferecida em Assunção, capital do Paraguai. Trata-se do necroturismo, que consiste em visitar cemitérios para observar e conhecer patrimônios artísticos, arquitetônicos, históricos e paisagístico. 

Nessa nova opção, os passeios ao Cemitério da Recoleta são guiados pelo historiador Fabián Chamorro junto com gestores culturais.

A atividade se chama Passeios Históricos na Recoleta e são realizados aos sábados, a partir das 16h. O acesso é gratuito e para todos os públicos. No entanto, contribuições voluntárias são aceitas para gerar conteúdo cultural, de acordo com o organizador.

Durante o passeio, são visitados os túmulos das mais importantes figuras paraguaias do final do século XIX e início do século XX, além de avaliar a arquitetura de alguns mausoléus.

Chamorro disse que o objetivo é que as pessoas se conscientizem da importância desse espaço, não só para a memória do Paraguai, mas também como gerador de turismo.

Maçonaria
“Em janeiro, os passeios no Cemitério da Recoleta focaram em anedotas de personagens da história paraguaia. O próximo sábado (28,) terá uma temática puramente maçônica, por intermédio de alguns de seus personagens, justamente porque os restos mortais deles estão ali. Vamos falar em geral sobre a Maçonaria, de 1869 a 1900”, disse o historiador Fabián Chamorro.

Com informações do infonegocios

 

Sair da versão mobile