O inglês Frederick Duncan Michael Haldane, laureado com o Nobel de Física de 2016, juntamente com David Thouless e John Michael Kosterlitz, participou na terça-feira (8) do Encontro de Outono 2018 da Sociedade Brasileira de Física, que já está em sua 41ª edição.
O evento, que começou no dia 6 e prossegue até sexta-feira (11), reúne no hotel Rafain Palace as maiores personalidades da Física no Brasil e convidados de diversos países.
Os temas versam sobre as várias áreas da Física: atômica e molecular, biológica, estatística e computacional, da matéria condensada e materiais, ótica e fotônica. E a novidade desta edição: Física na empresa.
A escolha de Foz do Iguaçu não é importante apenas por questões turísticas, mas também educacionais. Estudantes das várias áreas de Física das instituições de ensino superior da cidade, como a Unila, tiveram contato com alguns dos maiores experts nos grandes temas da área.
No site da Sociedade Brasileira de Física, consta que o primeiro encontro foi em 1978, na cidade de Cambuquira, com 80 participantes, todos brasileiros e atuantes em Física da Matéria Condensada e Física Estatística aplicada à Matéria Condensada (ENFMC), primeiro nome do evento.
“Com o passar dos anos, o evento foi crescendo, se internacionalizando e incorporando outras áreas, de forma que o nome ENFMC deixou de refletir a natureza e conteúdo do evento”, diz o site. Com a nova denominação, foi possível “incluir a pluralidade de áreas participantes, se diferenciando do ‘Encontrão’ e de outros encontros específicos da SBF”.