Representantes da Itaipu Binacional e do Conselho dos Municípios Lindeiros fizeram, nesta terça-feira (2), no Ecomuseu, em Foz do Iguaçu (PR), o primeiro encontro de 2021.
Participaram diretores da empresa, 14 prefeitos e dois vices, novos ou reeleitos, das 16 cidades lindeiras ao reservatório, entre eles o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.
Durante a reunião foram apresentadas as principais demandas da região e a possibilidade de ampliar as parceiras e investimentos da binacional.
O prefeito de Pato Bragado e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Leomar Rohden, disse que a intenção, agora, é ampliar essas parcerias, por meio de ações estruturantes que mudem a realidade da região.
Entre essas ações, o Não Viu? destaca:
- a criação de um hospital regional;
- e a construção de uma ciclovia que ligue Foz do Iguaçu a Guaíra, para ampliar o turismo local.
“Foi um primeiro encontro, de alinhamento”, afirmou o anfitrião, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. “Foi uma oportunidade para nos conhecermos e nos aproximarmos. Pudemos identificar as demandas mais imediatas e marcar a próxima reunião de trabalho. O objetivo do encontro foi alcançado.”
O novo encontro deve acontecer até o fim deste mês, para debater com maior profundidade os futuros acordos.
Com informações da IB.