Atenção, empresários de Foz! Saibam qual foi o real impacto da pandemia na gastronomia e hotelaria

Os reflexos serão sentidos até 2023

Foto ilustrativa: Ari Dias/AEN

Uma pandemia com impactos nunca antes vistos na história da economia. É assim que especialistas enxergam o retrocesso do mercado de alimentação e turismo no Brasil e no mundo por conta da crise provocada pela Covid-19, com reflexos que serão sentidos pelo menos até 2023.

Levantamento mais recente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta que restaurantes e hotéis tiveram uma retração de 44,8% em 2020 na comparação com o ano anterior, um prejuízo que fez evaporar do mercado o equivalente a mais de R$ 274 bilhões em receita. Especialistas apontam que, em âmbito global, o setor regrediu 30 anos.

Além disso, a demora para o início da campanha de vacinação na comparação com outros países e a lentidão com que a população vem sendo imunizada atrasam ainda mais a retomada da economia, de acordo com entidades de classe.

Para Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), isso provoca o prolongamento dos impactos sofridos pelo setor. Só em 2020 foram cerca de 350 mil estabelecimentos que fecharam as portas em todo o país.

As informações são do jornal Gazeta do Povo

Sair da versão mobile