Atenção, fãs de Pelé: olhem o que deputados do Paraná estão propondo

“Ele se tornou, a rigor, uma “instituição nacional” e sinônimo de Brasil mundo afora

O texto destaca a dedicação de Edson Arantes do Nascimento a causas sociais - caso do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.Créditos:Divulgação/Complexo Pequeno Príncipe

A dedicação de Edson Arantes do Nascimento a causas sociais – caso do Hospital Pequeno Príncipe – motivou os deputados Alexandre Curi (PSD), Hussein Bakri (PSD) e Ney Leprevost (União) a apresentarem projeto na Assembleia Legislativa do Paraná que institui o Dia do Rei Pelé, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de novembro.

Numa extensa justificativa, além de destacarem o papel do atleta na área esportiva, seus títulos mundiais, o sucesso internacional com a seleção brasileira e o Santos, seus 1.283 gols marcados e sua genialidade em campo, os deputados lembraram que também pelas transmissões ao vivo por rádio e televisão, Pelé contribuiu para que o futebol se tornasse o esporte mais popular do planeta e conquistasse gerações de fãs.

“Ele se tornou, a rigor, uma “instituição nacional” e sinônimo de Brasil mundo afora. Muito cedo, em 1958, foi denominado “Rei do Futebol”. Mais tarde, reconhecido como “Atleta do Século” e vencedor do prêmio de “Melhor Jogador de Futebol do Século XX”. Se tornou um grande símbolo nacional, do brasileiro brilhante, negro e criativo, oriundo de família simples, trabalhadora e honrada como tantas outras do nosso país”, ressalta a justificativa.

Com informações da Alep

Sair da versão mobile