A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), deu início na última semana a uma nova operação visando o fortalecimento do combate à criminalidade na tríplice fronteira e ampliando a segurança fluvial em Foz do Iguaçu e região.
Com apoio da Lancha de Operações Ribeirinhas São Félix do Araguaia (LopRib), equipes militares reforçaram os patrulhamentos no Lago de Itaipu, no trecho entre a Itaipu Binacional e a prainha artificial de Santa Terezinha de Itaipu.
Adquirida em 2022, a embarcação é blindada e foi projetada especialmente para manobras em águas interiores (rios e lagos), diferenciando-se pela elevada agilidade neste tipo de ambiente.
Com capacidade para transportar até 20 pessoas, a lancha possui proteção balística e é dotada de grande resistência estrutural, equilíbrio e estabilidade estática.
Com isso, a ação fluvial tem como foco coibir atividades de contrabando, descaminho, tráfico de drogas e armas, além de outras situações ilícitas, observadas com frequência em vários trechos do lago na região Oeste.
Além da atenção especial de repressão ao crime, os militares também estão atentos à segurança fluvial, efetuando a abordagem de embarcações para a verificação dos equipamentos obrigatórios de segurança e presença de documentação necessária para navegação, tanto do veículo aquático quanto do condutor.
Com informações da assessoria