Ontem (11), em live com o presidente Jair Bolsonaro, o secretário de Pesca, Jorge Seif Junior, mostrando-se completamente desinformado, disse que pretende produzir 400 mil toneladas de peixes por ano, em tanques rede, no Reservatório de Itaipu.
Na verdade, essas afirmações são um absurdo, e repetem o que o então presidente Lula afirmou, em 2004, quando disse que seu governo iria produzir 100 kg de peixe por metro cúbico. em tanques rede, em 1% da área do Reservatório de Itaipu.
Para esclarecer o assunto, o Não Viu? foi pesquisar e descobriu o seguinte.
O problema é que a capacidade de suporte ambiental do reservatório da usina, segundo levantamentos feitos pela própria Itaipu e universidades parceiras, não passa de 30 mil toneladas por ano, levando-se em conta o nível de fósforo, nível de oxigênio dissolvido, profundidade e renovação de água por braço.
Não é à toa que a produção do reservatório da usina nunca passou de 80 toneladas por ano, em tanques rede, contra 1.200 a 1.500 na pesca artesanal.
Ao não levar isso em conta isso, e ultrapassar esses limites, o que acontecerá é a morte dos peixes, como aconteceu em duas ocasiões no Açude de Castanhão, matando 500 toneladas de tilápias a cada ano.
Traduzindo: no popular, não tem espaço para tanto peixe, pois ao contrário do que se pressupõe, o reservatório de Itapu não é o maior do Brasil, mas, sim, o sétimo em tamanho, com 1.350 km² de área inundada. É um reservatório pequeno, em relação aos outros existentes atualmente.
Portanto, general Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, uma afirmação dessas é quase a mesma coisa que dizer que a terra é plana.
É preciso alertar o presidente.