A Itaipu Binacional e a Marinha do Brasil firmaram, nesta segunda-feira (26), um convênio de cooperação que vai contribuir para a melhoria da segurança na área do reservatório da usina, na margem brasileira da fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
A cooperação foi firmada pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e pelo comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Sérgio Fernando de Amaral Chaves Junior.
O acordo prevê apoio logístico da Itaipu a operações da Marinha no reservatório e em áreas próximas às praias dos municípios lindeiros, tais como abastecimento e manutenção de viaturas e embarcações.
Isso irá reforçar as ações de repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, bem como a segurança do tráfego aquaviário realizado nas vias navegáveis.
O acordo é semelhante a um convênio que a Itaipu recentemente firmou com o Exército Brasileiro, que também reforça a segurança na área do reservatório por meio do apoio logístico por parte da binacional.
O convênio de cooperação técnica entre as duas instituições prevê a atuação conjunta nas ações de segurança por um prazo de cinco anos.