Já pensou ter um Audi esportivo movido a lixo e dejetos?
Pois a Itaipu Binacional e o CIBiogás estão fazendo testes num Audi A5 Sportback G-Tron branco, importado da Alemanha, projetado para funcionar com gás como combustível principal e gasolina como opção secundária.
É a primeira vez que os testes em Itaipu são feitos com um carro com a tecnologia a gás de fábrica, e não adaptada.
O gás que o Audi vai utilizar é produzido na Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano de Itaipu. O biometano é gerado principalmente por restos de comida dos restaurantes da usina e já abastece uma parte expressiva da frota de veículos da Itaipu.
Com isso, um dos ganhos é que reduz de forma significativa as emissões tóxicas à atmosfera relacionadas às mudanças climáticas.
Segundo Paulo Schmidt, superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, a experiência da Itaipu na utilização do biometano em sua frota pesou na escolha da parceria com a Audi.
“Estamos tendo resultados muito satisfatórios, se avaliarmos as emissões que eram produzidas anteriormente. Ganhamos não apenas pelo uso, mas também pela forma como é produzido, aqui mesmo, na Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano do CIBiogás”, disse.
Foz a Curitiba
Os testes incluem autonomia com gás biometano. Já está marcada uma viagem do Audi de Foz a Curitiba, no final de semana, utilizando só biometano. “Queremos ver como vai se sair”, disse Schmidt.
Também estão sendo feitos testes ligados à potência do motor, especialmente com a variação na produção do combustível. “Vamos produzir o gás com diferentes quantidades de metano, de 80% a 95%, e ver como o veículo responderá a cada diferente composição”, explicou Gonzalez.
Lançado recentemente no mercado europeu, o Audi A5 Sportback G-Tron representa um marco de inovação importante pelo isso exclusivo de recursos renováveis na sua produção. Além disso, como usa o gás como combustível principal, garante a absorção de todas as emissões de CO2 geradas na sua produção.