Um grupo de investidores austríacos planeja um investimento de US$ 75 milhões no Paraguai e com projeção de US$ 500 milhões, para instalar uma planta de metanol, destinada a exportar o produto para o mercado europeu.
O interesse foi manifestado por representantes da Parafuel ao ministro da Indústria e Comércio, Javier Giménez, e ao vice-ministro da Rediex (autarquia que incentiva as exportações), Rodrigo Maluff, durante audiência na sede ministério, nesta quinta-feira (07).
Sobre o assunto, Rodrigo Maluff, explicou que se trata de uma empresa estabelecida na Áustria, que há seis meses estrutura ativamente um projeto de produção de metanol no Paraguai, a partir de energias verdes e renováveis.
Usina modelo seria instalada em menos de um ano
Maluff destacou que a ideia é que uma planta modelo seja instalada em menos de 12 meses, possivelmente no departamento (estado) de Concepción.
De acordo com o planeamento, o investimento está previsto em 3 fases: 75 milhões de dólares, depois 250 milhões de dólares e 500 milhões de dólares, em 2029.
Vale ressaltar que o metanol é um biocombustível muito utilizado nas indústrias químicas como solvente e também como componente para fabricação de diversos produtos.