Balanço aponta sucesso na realização de partidas de futebol sem separação de torcidas

O projeto-piloto de realização de partidas de futebol sem divisão de torcidas, chamado de “projeto-piloto Torcida Única”, proposto pelo Ministério Público do Paraná aos clubes da capital e implementado pelo Club Athletico Paranaense desde maio de 2018, apresenta resultados positivos desde que começou a ser testado.

É o que aponta balanço datado de 20 de dezembro passado, feito pela Polícia Militar a pedido da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba. Ele demonstrou redução nas ocorrências de atos de violência entre torcedores aliada a uma diminuição no efetivo policial necessário para os eventos.

Menos conflitos e vandalismo
De acordo com o levantamento, que contabilizou os números relacionados aos jogos ocorridos entre maio/dezembro de 2017 e maio/dezembro de 2018, a força policial deslocada para a segurança nos dias de partidas (no estádio do Athletico e nas proximidades) apresentou uma redução de 14% – a média nos jogos com as duas torcidas era de 170 policiais militares e nos jogos do projeto-piloto foi de 151.

Outro dado positivo foi a diminuição nas ocorrências de conflitos entre torcedores: nos jogos com a presença de duas torcidas, foram 28 registros. Nos de torcida única, 20.

Em relação às ocorrências envolvendo o patrimônio público, os registros de atos de violência entre torcedores nos terminais e tubos de ônibus da cidade também apresentou redução: foram 132 nos dias de jogos com duas torcidas e 109 nas partidas do projeto-piloto, o que representou uma redução de 17%.

Fonte :MPPR

Sair da versão mobile