Balsas aguardam autorização para desafogarem o trânsito na Ponte da Amizade

Foto: ilustração

Já que a 2ª Ponte com o Paraguai não vai sair do papel tão cedo, parece que, por iniciativa da iniciativa privada (gostaram do trocadilho?), os dois países vão apelar para uma velha solução caseira: a utilização de balsas para transportar veículos entre as duas margens do Rio Paraná e do Lago de Itaipu.

Quatro embarcações desse tipo já se encontram prontas para realizar essas travessias, de acordo com o que disse ontem (25) o empresário Veraldo Barbiero, que está investindo no projeto, no programa Fatos&Versões, da Rádio Cultura.

Assim que a Receita Federal alfandegar as instalações do antigo Porto Meira e a Prefeitura de Foz do Iguaçu autorizar, num prazo de 15 dias, elas já poderão começar a navegar, levando e trazendo veículos leves entre o porto brasileiro e o porto paraguaio, localizado no município de Presidente Franco. A proposta é transportar cerca de 450 a 500 veículos leves por dia nessa travessia.

Porém, existe outra travessia que está sendo estudada e que envolve apenas caminhões de grande porte. Ela, se aprovada pela RF, será feita através do Lago de Itaipu, a partir dos municípios de Foz ou de Santa Terezinha de Itaipu.

A previsão é transportar cerca de 250 caminhões por dia entre a margem brasileira e o município de Hernandarias, no Paraguai, estima o empresário.

Com essas duas alternativas de transporte, espera-se que a Ponte da Amizade seja descongestionada. Segundo o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu ( Codefoz), Mario Camargo, as negociações com a RF já estão bastante adiantadas. E, provavelmente, essas autorizações devem ser liberadas ainda este ano.

Mas, é preciso ressaltar, que há anos essa reivindicação nunca foi atendida pela RF

Vamos esperar!

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