Quem bebe mais, brasileiro, paraguaio ou argentino?

Imagem: Pixabay

Matéria publicada no jornal Última Hora, de Assunção, mostra que o Paraguai está entre os cinco países latino-americanos que registram o maior consumo de álcool anual per capita.

Os chilenos são os maiores beberrões. Depois, vêm argentinos, venezuelanos, paraguaios e brasileiros.

O jornal não cita a fonte. De qualquer forma, a matéria mostra que os argentinos perderam o posto.

Em 2017, eram eles os vencedores de um hipotético campeonato de quem bebe mais. Na média, eram 9,1 litros de álcool por pessoa por ano, a partir dos 15 anos de idade.

O Chile vinha a seguir, com 9 litros por pessoa. Brasil e Peru disputavam o terceiro posto, com 8,9 litros.

Depois, pela ordem, vinham Venezuela (7,1 litros), Uruguai (6,8), Paraguai (6,3), Bolívia (5,9) e Equador (5,1 litros por pessoa ao ano).

Cerveja, a preferida

Imagem: Pixabay

A bebida alcoólica preferida dos latinos é a cerveja, que representa 55% do total de álcool consumido. Em seguida vêm as bebidas destiladas, como cachaça, rum, vodca e uísque, que totalizam até 30%. O vinho entra com modestos 12%.

Nas Américas, o primeiro lugar em consumo de álcool é do Canadá, com 10 litros per capita seguido dos Estados Unidos, com 9,3.

No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, o país que mais bebe é a Lituânia. São 18,2 litros por pessoa.

Na média mundial, em 2016, foram 6,4 litros de álcool puro por pessoa.

Note-se que se fala em álcool puro, isto é, não significa que a média seja de 6,4 litros de cerveja ou vinho ou vodka, mas esse total em álcool puro que essas bebidas contêm.

No Paraguai

Voltando à matéria do ABC Color, Assunção lidera o ranking do país com maior consumo de álcool, seguida de Concepción e Ciudad del Este.

No Paraguai, a preocupação das autoridades de saúde pública é que se verificou uma grande porcentagem de consumo de álcool entre os estudantes.

Do total de alunos pesquisados, 46,7% admitiram haver consumido pelo menos uma vez uma bebida com álcool antes dos 14 anos.

Já 83% começaram a beber na oitava série. Em um terço dos casos a bebida alcoólica foi oferecida por um amigo.

Sair da versão mobile