Bênção da natureza! Mel de abelhas do Parque Nacional do Iguaçu é especial e único

O mel produzido na região traz características muito particulares, o que resulta em um produto extremamente claro e suave

Ilustração: divulgação Apic

A Associação dos Apicultores de Capanema e Região (Apic), do sudoeste do Paraná, recebeu a concessão de registro da marca coletiva “Parque Iguassu” em produtos como o mel e própolis. O pedido foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Inspirada na relação dos produtores com a riqueza do Parque Nacional do Iguaçu, que faz divisa com o município de Capanema em mais de 70 quilômetros, a marca poderá ser utilizada por produtores associados à Apic, seguindo o caderno técnico e as boas práticas de produção.

O mel produzido na região traz características muito particulares, o que resulta em um produto extremamente claro e suave. Para Wagner Grazziero, instrutor do projeto de aprimoramento da apicultura local, o motivo está na diversidade da florada que é encontrada no Parque Nacional do Iguaçu.

“Temos conversas para que o mel produzido aqui seja vendido em pontos turísticos, entre eles as Cataratas do Iguaçu”, diz Cleiton Cesar Lagemann, presidente da Apic.

 

Atualmente, existem estudos desenvolvidos pela UTFPR para comprovação de que as abelhas interagem com a mata nativa e que o mel produzido por elas é único.

Com informações do Sebrae-PR

Sair da versão mobile