Boa notícia! Consultório na Rua de Foz faz mais de 650 atendimentos em quatro meses

Programa executado pela prefeitura leva assistência médica, psicológica e de saúde bucal a pessoas em situação de rua

Equipe do Consultório de Rua. Foto: Christian Rizzi/ PMFI

Somente nos primeiros quatro meses deste ano, as equipes do Consultório na Rua, programa executado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, fizeram 658 atendimentos a pessoas em situação de rua.

A assistência envolve médico, assistente social, educador social, psicólogo e técnicos em enfermagem e saúde bucal – equipe que se desloca por várias regiões da cidade para buscar essas pessoas em situação de maior vulnerabilidade e oferecer atendimentos.

No acolhimento feito às pessoas de maior vulnerabilidade, as equipes fazem aplicações de vacinas, como contra a covid e a influenza; testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DST); e fazem encaminhamentos para consultas especializadas ou exames nos equipamentos de saúde no município.

Também dão orientações sobre os direitos que essas pessoas, que muitas vezes não têm nem documentos, possuem, como o Cadastro Único, que possibilita o recebimento de benefícios sociais; e informações sobre equipamentos de assistência social do município, como as casas de passagem e o Centro POP, onde podem fazer refeições e passar a noite.

Com informações da PMFI

Sair da versão mobile