Boa notícia (mesmo): IPTU de Foz não terá aumento. E taxa de bombeiros será devolvida!

Foto: Phillip Capper, Wikimedia Commons

Olha que notícia boa! Tudo bem que já chegou a época de pagar o IPTU, o que é sempre uma dificuldade. Mas este ano, pelo menos, vem sem surpresas (ruins): a Secretaria Municipal da Fazenda informou que não haverá nenhum reajuste.

Segundo matéria distribuída pela Agência Municipal de Notícias, só os imóveis que passaram por obras de reforma ou ampliação terão o valor do IPTU corrigido, com base nas benfeitorias realizadas.

Ao jornal Gazeta Diário, o secretário municipal da Fazenda, Erton René Neuhaus, explicou que não haverá reajuste, este ano, por um motivo simples: o valor do IPTU é vinculado à variação da Unidade Fiscal do Município (UFFI), que não sofreu alteração em relação ao ano passado.

Que bom! E tem mais uma boa notícia.

Sem taxa de incêndio! E com devolução do que foi pago!

Sabe aquela taxa de combate a incêndios, que era cobrada junto com o IPTU? Não tem mais.

Já no ano passado, o Supremo Tribunal Federal considerou ilegal essa cobrança, mas a Prefeitura de Foz já tinha distribuído os carnês e manteve a arrecadação.

E o que foi pago em 2017? Será devolvido!, garante o secretário da Fazenda.

Sem carnês

Este ano, a Prefeitura não vai distribuir carnês, como em anos anteriores. O contribuinte receberá pelo Correio “apenas cartas informativas contendo a opção de pagamento, em cota única ou com as duas primeiras parcelas”, informou o secretário.

Quem optar pelo pagamento em cota única terá 10% de desconto. Quem fez o pagamento em cota única nos últimos anos terá direito ao desconto progressivo, entre 15% e 20%.

Já o contribuinte que optar pelo pagamento parcelado, receberá, numa segunda remessa, os demais boletos.

No total, serão enviadas 110 mil correspondências aos endereços que constam no cadastro municipal de contribuintes.

A cobrança do IPTU será entregue pelos Correios a partir do dia 19 de fevereiro, mas as informações para o pagamento, inclusive com faturas, estarão disponíveis na página da Prefeitura a partir do dia 9.

Basta acessar o site: pmfi.pr.gov.br, no link Prefeitura 24 horas e consultar o valor do IPTU com o número da inscrição imobiliária.

Sair da versão mobile