Bombeiros colocam um fusca no Canal Itaipu pra fazer treinamento. Veja as fotos

Foto: Adenésio Zanella

Pela primeira vez no Paraná, 30 bombeiros participaram de um treinamento para salvamento de vítimas dentro de um carro, em águas rápidas, para simular ocorrências em rios e enchentes. O exercício ocorreu nesta quinta-feira (22) no Canal Itaipu, na área da usina.

A ação fez parte das atividades práticas da 18ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom 2018), que terminou nesta sexta-feira (23). O evento, em Foz do Iguaçu, reuniu cerca de 3 mil bombeiros de várias partes do Brasil.

A missão dos bombeiros consistia em retirar, com vida, as pessoas presas ou em cima de um carro submergido pela água. Uma situação até comum para os profissionais, mas que dificilmente treinam para enfrentá-la.

“Nunca tínhamos realizado um treinamento como esse. É difícil encontrar local propício para colocar o carro e desenvolver o simulado. Itaipu foi muito parceira em nos ceder o espaço”, disse o capitão Ícaro Gabriel Greinert, comandante do 8° Grupamento de Bombeiros do Paraná.

Antes de ser colocado no Canal, o veículo foi descontaminado para evitar danos ao meio ambiente. Segundo Greinert, na simulação foi possível retirar o carro e todas as vítimas sobreviveram, mas nem sempre isso ocorre numa situação real.

No início de novembro, por exemplo, três pessoas morreram em Minas Gerais após serem carregadas pela enxurrada. Duas delas, uma mulher e uma criança de 10 anos, foram encontradas dentro de um carro que havia sido arrastado pela correnteza.

“Jamais entrem com o carro em qualquer curso d´água. Nunca se sabe a profundidade e a força da correnteza”, alertou o capitão.

Vejam as fotos de Adenésio Zanella, divulgadas pela Itaipu.

 

Sair da versão mobile