As mudanças climáticas têm intensificado eventos extremos, como enchentes, que frequentemente resultam em emergências.
Durante essas ocorrências, infelizmente tornou-se comum ver pessoas presas em seus carros, sendo levados pela força das águas.
Nessas circunstâncias, o trabalho dos bombeiros torna-se crucial. Com rapidez e eficiência, eles se mobilizam para o resgate, utilizando equipamentos especializados e técnicas de salvamento.
A Itaipu Binacional sediou, na sexta-feira (28), um treinamento de salvamento em águas rápidas, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Paraná e da equipe de bombeiros brasileiros da empresa.
A ação teve como objetivo preparar os socorristas para ocorrências como enchentes e “cabeças d’água” em áreas urbanas e litorâneas do estado e foi feita em um trecho do Canal da Piracema (corredor ecológico de 10,3 km de extensão localizado nas dependências da usina de Itaipu), na pista de treinamento da canoagem slalom.
As atividades ocorreram no local durante toda a semana.
Ao todo, 35 militares participaram do exercício, que foi conduzido pela equipe do GOST e envolveu integrantes da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros de todo o estado.