“Brasil ganha dinheiro com esterco”, diz jornal mais antigo da Suíça sobre o trabalhado da Itaipu

O jornal destaca a produção de biogás, a partir de dejetos de animais de propriedades da região da usina

Reprodução da matéria do jornal suíço. Foto: IB/Divulgação

O jornal Neue Zürcher Zeitung, o mais antigo da Suíça e de grande prestígio na Europa, destacou ações desenvolvidas pela Itaipu Binacional e pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) para a promoção de tecnologias sustentáveis no Oeste do Paraná.

Com o título Brasilien macht Geld aus Gülle (Brasil ganha dinheiro com esterco, em português), de autoria de Alexander Busch, a reportagem aborda como a produção de biogás – a partir de dejetos de animais de propriedades da região da usina – tornou-se uma solução viável não somente para a geração de energia, mas para aumentar a vida útil do reservatório de Itaipu.

A publicação, de agosto deste ano, foi encaminhada pela Embaixada do Brasil em Berna, na Suíça, e chegou à Itaipu por meio de um ofício do Ministério das Relações Exteriores.

No texto, o jornalista enfatiza o esforço da Itaipu e do CIBiogás em encontrar soluções ambientalmente corretas para resolver o problema da reposição permanente de dejetos no reservatório. Além de economicamente sustentáveis, elas são capazes de aumentar a renda dos produtores rurais.

“O esterco de porco, por exemplo, tem teor de metano de 65% – e, portanto, é extremamente valioso como matéria-prima para a produção de biogás”, menciona Bush.

Com informações da IB

Sair da versão mobile