As primeiras 40 vigas longitudinais pré-fabricadas da Ponte Bioceânica já foram instaladas no viaduto de acesso do lado paraguaio da obra, segundo informa a Itaipu Binacional do Paraguai, responsável pela obra, nesta quarta-feira, 8 de novembro.
A ponte ligará os municípios de Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, no Brasil, e é a principal obra do Corredor Bioceânico, que dará acesso ao Brasil aos portos chilenos Iquique e Antofogasta no oceano Pacífico, através do Paraguai e da Argentina (veja o mapa abaixo).
Essas 40 unidades fazem parte de um total de 176 vigas que serão fabricadas na fábrica localizada na cidade de Capiatá (departamento Central), pertencente à empresa Pretec, subcontratada paraguaia do consórcio PYBRA, responsável pela construção da ponte.
A montagem dessas vigas teve início na primeira quinzena de outubro, quando foram utilizadas grandes gruas, que fizeram o levantamento de cada unidade e para sua posição definitiva nos viadutos de acesso à ponte.
A Ponte Bioceânica terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso nas duas margens do Rio Paraguai, e um corresponderá à parte estaiada de 632 metros, com vão central de 350 metros.
A obra na zona de construção é executada pelo Consórcio PYBRA (Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade) e fiscalizada pelo Consórcio PROINTEC, sob gestão do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).