Em busca do visto eletrônico para chineses, Foz participa de reunião com ministro do Turismo em Pequim

Foto: Pixabay

Amanhã (29), em Pequim, na China, uma comitiva brasileira chefiada por José Antônio da Silva Parente, o Totó Parente, secretário nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo, da qual faz parte o secretários de Turismo de Foz, Gilmar Piolla, tem uma reunião marcada com o ministro de Cultura e Turismo chinês, Luo Shugang, para discutir, entre outros assuntos, o visto eletrônico para facilitar a vinda de chineses ao Brasil.

Atualmente, para requisitar o visto para entrar no Brasil, os chineses precisam ir até a embaixada. A nova proposta é que tudo seja feito eletronicamente, no prazo de até 72 horas, facilitando o processo.

Para se ter uma ideia do que isso representa para Foz do Iguaçu, basta lembrar que a adoção do visto eletrônico para turistas que vêm dos Estados Unidos ao Brasil, aumentou em 20% a visita de americanos na cidade.

No ano passado, 7.203 americanos visitaram o Parque Nacional do Iguaçu. Já nos quatro primeiros meses deste ano, 8.683 estiveram nas Cataratas do Iguaçu. No comparativo entre abril deste ano e abril do ano anterior também houve crescimento. O aumento foi de 61%. No mesmo período do ano passados 1682 turistas americanos estiveram no atrativo, enquanto que só no mês passado 2.708 visitaram a unidade.

A expectativa é de que, se o ministério chinês solicitar o visto eletrônico ao governo do Brasil, o Itamarary deverá liberá-lo com muito mais rapidez.

Nesse encontro, Foz deverá pedir o irmanamento entre as Cataratas do Iguaçu e a Muralha da China. “O ato do irmanamento significa que os dois maiores símbolos do turismo estarão integrados, um divulgando o outro”, explicou Piolla.

A reunião deve ocorrer durante a 5ª edição da CIFTIS, maior feira chinesa voltada ao setor de serviços da qual o Brasil participará como convidado de honra e tem pavilhão em local de destaque.

Sair da versão mobile