Cadê a madeira que “enfeiava” a Avenida das Cataratas, em frente ao Hotel Carimã?

Troncos foram retirados de um local e largados em outro, bem no estilo arruma aqui e estraga ali.

Madeiras estão amontoadas, agora, em uma área próxima à aduana brasileira, por onde circulam turistas que entram e saem do país, pela Argentina.

No fim de semana (23), o guia de turismo Jorge Dorneles, postou um vídeo mostrando inúmeros pedaços de madeira empilhados no meio da Avenida das Cataratas, na altura do Hotel Carimã.

A imagem causou indignação em muita gente, já que não condiz com o “turismo sustentável” que a cidade diz praticar.

Afinal, como explicar aos visitantes aquela cena, bem no meio do corredor turístico de Foz? No caminho para uma das belezas da humanidade, as nossas Cataratas do Iguaçu?

Veja a postagem aqui: https://www.facebook.com/100026306593963/videos/1495050124563913

Na terça-feira (26), véspera do Dia Mundial do Turismo, em entrevista para a jornalista Cris Loose, na Itaipu FM, Dorneles também falou do problema que aqueles troncos cortados representavam para a imagem da cidade.

A entrevista completa você pode conferir aqui: https://www.youtube.com/watch?v=uo1jAjHHEr8&t=37s

No mesmo dia, os troncos de madeira simplesmente sumiram. Foram removidos do local.

Foto: cortesia

 

Qual o destino? A medida, inicialmente, tranquilizou os moradores, já que o espaço ficou “limpo” apesar das obras no local. Mas… para onde a madeira teria sido levada?

Três dias depois, chega a resposta: em uma espécie de “varra a sujeira para baixo do tapete”, ou “tira a sujeira da sala e coloca no quarto”, os tocos foram largados em uma área na margem direita da rodovia que liga a Ponte Tancredo Neves à aduana brasileira, na fronteira do Brasil com a Argentina.

Eles continuam no corredor turístico, só que agora, em uma área próxima à aduana brasileira, por onde circulam turistas que entram e saem do país, pela Argentina. No caso de quem vem para o Brasil, é só olhar para a direita e pronto.

Vale ressaltar que, semana passada Foz do Iguaçu comemorou o Dia da Árvore e a chegada da primavera e, nesta semana, comemoramos o Dia Mundial do Turismo.

A pergunta é: como os guias de turismo explicam isso para os visitantes, principalmente, para os estrangeiros que vêm a Foz em busca de contato com a Natureza?

Sair da versão mobile