Para oferecer um verão mais inclusivo, o Governo do Paraná ampliou os pontos de atendimento do programa Praia Acessível. As cidades de Itaipulândia e Santa Helena, no Oeste, contam desde o dia 22 de dezembro com o equipamento que permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam se banhar nas águas dos rios das praias artificiais.
Os equipamentos são disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com as prefeituras locais.
Andressa Cecchin é mãe do Arthur Cecchin, de 7 anos, um dos primeiros atendido pelo programa. Segundo ela, ver o filho usufruindo do lazer foi gratificante. “Quando fiquei sabendo, quis trazer ele na hora e sabia que seria legal. Essa é uma memória que vai ficar para sempre”, ressaltou.
Enquanto isso, a Praia de Três Lagoas, de Foz do Iguaçu, está praticamente abandonada pela prefeitura.
Cadeiras anfíbias
O equipamento tem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.
Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar ou em rios em uma profundidade segura. O uso é orientado por profissionais qualificados, que explicam a forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e auxiliam em seu uso.
Confira as datas e os locais de disponibilidade das cadeiras anfíbias:
De 22 de dezembro de 2023 a 13 de fevereiro de 2024 – de sexta a domingo das 9h às 12h e das 15h às 19h
Itaipulândia
Balneário Jacutinga – Av. Beija Flor, Linha Jacutinga
Santa Helena
Balneário Municipal de Santa Helena – Prolongamento da Av. Brasil S/N