Até drones estão sendo utilizados na busca ao avião bimotor onde viajava o ministro de Agricultura e Pecuária do Paraguai, Luis Roberto Gneiting Dichtiar, que caiu numa área pantanosa a cerca de 30 km do aeroporto de Ayolas (que fica a 250 km de Assunção).
Junto com o ministro, viajavam o vice-ministro de Pecuária, Vicente Rigoberto Ramírez Imas, o funcionário Luis Eladio Charotti Barquinero e o piloto Gerard Cayetano López Zárate.
O avião, de pequeno porte, decolou ontem (25) às 18h22 de Ayolas, com destino a Assunção. Cerca de 15 minutos depois, o bimotor caiu. A viagem de Ayolas a Assunção, com este tipo de avião, demora pouco mais de uma hora.
O administrador do aeroporto Silvio Pettirossi, de Assunção, afirmou que o avião do Ministério da Agricultura teria tentado voltar ao aeroporto de Ayolas, por causa de algum problema técnico, mas não conseguiu e acabou caindo.
Um vídeo do circuito fechado do aeroporto de Ayolas mostra a decolagem do avião, que aparentemente não consegue ganhar altura. Pelo vídeo, também aparentemente, se vê quando a aeronave tenta alguma manobra de retorno e cai.
“É uma área pantanosa, onde há setores em que só tratores entram, e em outros apenas anfíbios. Alguns policiais caminharam sete quilômetros na água, mas como o raio é muito grande, não tivemos resultados ainda”, disse o prefeito de Ayolas, Carlos Duarte.
Ele disse ainda que estão sendo utilizados drones para sobrevoar as áreas de mais difícil acesso, mas até a manhã desta quinta (26) o avião não havia sido encontrado.
Veja o vídeo da decolagem, em Ayolas (do Youtube, publicado no ABC Color):
Fontes: ABC Color e Última Hora