A Câmara Municipal de Foz vai realizar na quarta-feira, dia 13, uma Sessão Solene de Entrega do Prêmio Mulher Destaque 2019. As homenageadas foram indicadas pelos vereadores. A Cerimônia está marcada para às 9h da manhã, no Plenário da Câmara.
Entre as homenageadas está a coordenadora do Banco de Leite Humano de Foz do Iguaçu, Roseli Cristiane de Oliveira. A enfermeira foi indicada pela vereadora Inês Weizemann (PSD) para receber o prêmio. Roseli tem 45 anos e nasceu em Presidente Prudente/SP. Passou a ser cidadã de Foz em 1981, porque o pai prestava serviços para a empreiteira ITAMON contratada pela ITAIPU.
Ela concluiu a graduação em Enfermagem pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) em 1998 e logo depois trabalhou na saúde básica e na saúde indígena, na região norte do país.
Com mais experiência na área, ela retornou para Foz no ano de 2000, após passar em um concurso público da Prefeitura Municipal. No ano seguinte, começou a trabalhar no Banco de Leite Humano, que funcionava na extinta Santa Casa. Em 2004 o serviço foi transferido para o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, onde funciona até hoje.
O Banco de Leite
O Banco de Leite Humano de Foz do Iguaçu, funciona por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, o Rotary Club Foz do Iguaçu e o Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Roseli diz que se sente honrada com o trabalho que executa, pois com o apoio de toda a equipe, que é muito dedicada, tem a possibilidade de atender mães e bebês na promoção da amamentação e na distribuição de leite humano pasteurizado para recém-nascidos de alto risco internados na neonatologia.
Vale lembrar que o trabalho realizado pelo Banco de Leite auxilia a diminuir os índices de mortalidade infantil na cidade e também na região, uma vez que as práticas de aleitamento materno são estratégias de política pública de saúde de baixo custo.
O Banco de Leite em números
Desde que começou a funcionar o Banco de Leite atendeu quase 30 mil pessoas.
9.652 mulheres doaram leite materno e 5.776 recém-nascidos foram alimentados com o leite doado e processado pelo Banco de Leite.
Desde 2001, o Banco de Leite recebeu 17.700 litros de leite, repassados pelas mães.
Compreendendo o valor de cada vida humana, Roseli agradece pela oportunidade de contribuir com um trabalho tão valoroso e que só é possível graças a todos que se dedicam a ele.
(Gabinete da vereadora Inês Weizemann)