Câmeras do aeroporto vão a ajudar a fiscalizar transporte irregular no terminal

Acordo de cooperação técnica assinado entre a CCR e o Foztrans visa dar agilidade à fiscalização e ampliar a segurança dos passageiros

O acordo visa agilizar o trabalho de fiscalização no Aeroporto de Foz. Foto: divulgação

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, administrado pela CCR Aeroportos, vai ceder as imagens do sistema de monitoramento do terminal para que o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) faça a fiscalização remota de trânsito e do transporte irregular de passageiros.

As duas partes assinaram o termo de cooperação técnica que vai garantir mais segurança, agilidade e fluidez no processo de fiscalização das atividades irregulares.

“Desde o início das fiscalizações realizadas pelo Foztrans, foi nítida a diminuição da oferta irregular de transporte oferecidos por fora das plataformas oficiais. Essa nova tática se integra ao trabalho realizado localmente, permitindo a avaliação diária dos cenários e colaborando para a tomada de futuras decisões”, disse Wander Melo Jr, gerente do Aeroporto de Foz.

As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos na entrada do Aeroporto de Foz, cobrindo toda a via de acesso ao local de embarque e desembarque dos passageiros.

Segundo o diretor superintendente do Foztrans, Gabriel Augusto Oro Serafini, com o acesso às câmeras, será possível monitorar remotamente toda a movimentação na área do aeroporto, inclusive a de veículos destinados ao transporte de passageiros. Além disso, as câmeras serão utilizadas para autuar veículos que forem flagrados cometendo infrações de trânsito.

“O objetivo é coibir condutas inadequadas que podem colocar em risco a segurança dos passageiros e, também, do trânsito na região do Aeroporto. Veículos que não respeitarem a faixa de pedestre, pararem em fila dupla para embarque e desembarque ou estacionarem de forma irregular ou em locais proibidos poderão ser autuados de forma remota”, explicou.

Sair da versão mobile