Vamos direto ao assunto, sem mais delongas.
Há anos, a TV Cataratas teima em noticiar a Canja do Galo Inácio com o nome de Canja Solidária. Por quê? Só Deus sabe. Mas o pior em tudo isso é que, ao manipular o verdadeiro nome do evento, a tevê gera na população uma dúvida. O cidadão vai até o baile de Carnaval para comprar qual canja, a do Galo ou a da TV Cataratas?
Todos o veículos de comunicação da cidade chamam o evento de Canja do Galo Inácio. Inclusive o Jornal Eletrônico da Itaipu (JIE), que se engajou na luta para convocar voluntários. Mais: o Rotary, que será beneficiado com a canja, também chama de Canja do Galo Inácio.
Será que existe algum demérito em chamar o evento pelo nome correto? Que demérito seria esse? Será que a TV Cataratas sabe o motivo, mas está escondendo da população? Ser for por motivos comerciais, é melhor nem divulgar, para não confundir.
Ao manipular o nome do evento, a TV Cataratas está prestando um desserviço à cidade. Por quê? Porque a Canja do Galo Inácio é um dos mais importantes eventos filantrópicos de Foz do Iguaçu. A busca em arrecadar dinheiro para causas sociais deve estar acima de interesses individuais e rusgas.
Se mencionasse o nome certo no noticiário, com certeza, aumentaria o interesse da população em ajudar e só viria a contribuir para o sucesso da empreitada. Alguém duvida disso? Porém, em vez disso, confunde, enquanto voluntários se dedicam, suando a camisa literalmente, para preparar a sopa com o maior esmero possível, visando cativar mais doadores.
Quer a TV Cataratas goste ou não, a canja vai continuar a se chamar Canja do Galo Inácio.
Quer a TV Cataratas goste ou não, quem idealizou a canja foi o multimídia Rogério Bonato. Por sinal, uma ideia genial.
Quer a TV Cataratas goste ou não, a cada ano, o símbolo da canja é desenhado pelos mais importantes cartunistas do Brasil – o que vale uma bela reportagem.
Quer a TV Cataratas goste ou não, essa história nunca vai ser mudada.
Serviço
A 18ª Canja do Galo Inácio irá acontecer no dia 13/02 a partir das 17h no carnaval da saudade, tradicional festa carnavalesca no centro da cidade de Foz do Iguaçu.
A tradicional canja tem como objetivo divulgar o trabalho das organizações sociais que atuam em Foz do Iguaçu e arrecadar verba para manter suas atividades.
Este ano, a renda da canja será destinada aos programas da organização Aldeias Infantis SOS Brasil e Fundação Rotária.
A Aldeias Infantis SOS é uma organização humanitária internacional presente em 135 países e territórios. Atua há 50 anos no Brasil em comunidades vulneráveis, defendendo o direito de crianças, adolescentes e jovens a viver em família.