Caos político em Ciudad del Este, sem prefeita, sem interventor e com eleição cancelada

O clã: Justo, Sandra e Javier. Foto: ABC Color

A prefeita de Ciudad del Este, Sandra McLeod de Zacarías, não comparece ao local de trabalho desde que apresentou sua renúncia.

Mas, antes disso, reincorporou 450 funcionários, depois de um acordo com sindicatos. Os funcionários haviam sido despedidos há 18 anos.

Sem a assinatura da prefeita, estão paralisados os pagamentos a fornecedores e até os salários do funcionalismo ficam ameaçados, já que está chegando a data de pagamento do salário de novembro e do décimo terceiro.

Na página do Facebook de apoio à prefeita, foram postadas várias fotos dela em visita a instituições de caridade. Com a frase: “Sandra Zacarías fazendo o que mais gosta. Não se necessita de cargo para ajudar os mais necessitados”.

Sem eleição

Na Justiça, uma reviravolta. Os integrantes do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral resolveram, na quinta-feira à noite, suspender a resolução que convocava eleições em Ciudad del Este, que estava sendo questionada porque até agora a Câmara de Vereadores sequer analisou o pedido de renúncia da prefeita.

A decisão do Tribunal sai depois de denúncias de prevaricação dos ministros, anúncio de juízo político e muita indignação entre a população.

A promotora Liliana Alcaraz foi designada para investigar os três ministros do TSJE, Jaime Bestard, Alberto Ramírez Zambonini e María Elena Wapenka, junto com a prefeita renunciante Sandra McLeod. Eles foram denunciados pelo advogado Nicolás Russo, de Ciudad del Este, por suposta associação criminosa e outras irregularidades sujeitas a punição.

Já foi escolhida a interventora, que será Carolina Llanes, mas ela ainda não se apresentou em Ciudad del Este.

Apesar de todos esses problemas, a Câmara de Vereadores não vai analisar, na sessão de hoje, o pedido de renúncia de Sandra McLeod Zacarías, graças a manobras do clã que conseguiram dividir o bloco opositor à prefeita renunciante.

O clã mostra que ainda está forte. Além de Sandra, o tal clã é formado pelo marido dela, senador Javier Zacarías, e pelo cunhado, Justo Zacarías.

Fontes: Vanguardia, Última Hora e ABC Color

Sair da versão mobile