Carro de corrida projetado em Foz vai participar da Fórmula SAE

Equipe de estudantes da Unioeste apresenta o protótipo que construiu para competir na Fórmula SAE. Foto: (PTI)

Uma equipe de 15 estudantes de Engenharia Mecânica e Elétrica da Unioeste presentou ontem (13), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o protótipo do carro de corrida que construiu para participar da Fórmula SAE Brasil.

O protótipo “CFS-1.1.” levou três anos para ficar pronto. Tem um motor Yamaha XT 660, pneus e rodas aro 10’’, peso estimado de 220 kg e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.

A Fórmula SAE Brasil começou em 2004 e é a versão nacional da competição estudantil criada pela Sociedade de Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos (Society of Automotive Enginers), em 1978, com o objetivo de propiciar aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A iniciativa é uma parceria da Unioeste com a Itaipu Binacional e o PTI, por meio do Centro de Mobilidade Sustentável (Mob-i).

O próximo passo da equipe será inscrever o protótipo na competição anual, Fórmula SAE Brasil, que ocorre em Piracicaba (SP) em 2018. Quem tiver interesse em participar da equipe Cataratas Fórmula SAE, pode entrar em contato com os integrantes por meio da página oficial no Facebook: www.facebook.com/crtfsaeunioeste. 

 

Sair da versão mobile