Começa um novo governo no Paraná: Ratinho Jr. é o novo governador desde o primeiro dia deste ano.
Como em toda mudança de governo, há cidades que se destacam pelos nomes que o governador escolhe para cargos-chave. Cascavel, por exemplo.
A cidade fez barba, cabelo e bigode com Ratinho. Foi muitíssimo bem prestigiada, com nomes fortes no novo governo.
É o caso de Cláudio Stabile, ex-secretário municipal de Cascavel nas gestões dos prefeitos Lisias Tomé e Leonaldo Paranhos, o atual, e braço direito de Ratinho quando ele era secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano. Ele integrou informalmente a equipe de transição de Borghetti para Ratinho e, agora, será o novo presidente da poderosa Sanepar.
Em outra autarquia, a Cohapar (que cuida da construção de casas populares), o presidente será Jorge Lange, vice-prefeito de Cascavel.
E sabe quando a Ferroeste será estendida a Foz? (apesar de que esta hipótese era uma utopia, mesmo). Bem, para a Faroeste o indicado foi o engenheiro, André Luiz Gonçalves, apoiado pelas entidades de classe e cooperativas de Cascavel e região.
Por fim, a Secretaria Estadual de Planejamento ficará com o cascavelense Valdemar Gonçalves Borges. Ele entra pela cota do PRB. Advogado e economista, Borges mora há algum tempo em Curitiba.
Na época da campanha de Ratinho Jr., o prefeito Leonaldo Paranhos mostrou preocupação porque a cidade não tinha eleito nenhum representante para a Assembleia Legislativa, a não ser os dois reeleitos, – Marcio Pacheco (PPL) e Professor Lemos (PT) – , que deveriam ir para a oposição.
Mas Paranhos apoiou firme o candidato e ganhou dele, em encontro em outubro, a promessa de que Cascavel não seria esquecida. Não foi..
E Foz do Iguaçu?
Pra não dizer que Foz não terá participação alguma, ficará com o pulador de galho, corrigindo, de partido, Phelipe Mansur, na superintendência de Governança, e o leitor de Bíblia, corrigindo, pastor Daniel Vilas Boas Rocha, na chefia de gabinete.
Quer dizer, embora Ratinho Jr. tenha recebido em Foz do Iguaçu 70% dos votos da cidade, vai nos tratar a pão e água. Aliás, água da Sanepar presidida por um cascavelense.