A Itaipu vai repassar, por meio de um convênio, R$ 15 milhões para a Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, em um período de seis meses.
A medida foi autorizada em reunião de Diretoria Executiva, nesta quarta-feira (3).
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, esteve na manhã desta quarta-feira (03) no gabinete do diretor-geral brasileiro, general Silva e Luna, para pedir apoio neste momento crítico da pandemia. A solução veio prontamente.
“Esse convênio veio na hora certa, porque o Hospital Municipal poderia colapsar. Só temos a agradecer à Itaipu pela pronta resposta, que será fundamental para garantir atendimento humanizado à população”, diz o prefeito.
Com isso, a margem brasileira da empresa amplia os esforços da força-tarefa do Paraná no enfrentamento ao novo coronavírus, especialmente na região de fronteira.
A Itaipu também destinou mais R$ 2,4 milhões para uma ação conjunta com a Unioeste e a Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, fundamentada em três frentes de trabalho.
- A primeira delas é a manutenção de 70 bolsistas da área de saúde em Foz do Iguaçu, que fazem a triagem e dão orientação à população, em atendimento remoto e presencial, relacionado à covid-19;
- Outra, é a atuação de 30 bolsistas egressos do curso de enfermagem para o trabalho em UTIs de covid-19;
- Por fim, outra ação prevista neste mesmo convênio é a contratação de duas equipes de saúde domiciliar no atendimento preventivo, especialmente nos casos de grupos de risco, para evitar que pessoas idosas precisem buscar atendimento nos hospitais.
Com informações da IB.