O prefeito Chico Brasileiro anunciou nesta terça, 20, em entrevista à Rádio Cultura, a criação de uma secretaria extraordinária para obras estratégicas, que ficará responsável pelo gerenciamento da construção da Perimetral Leste e da Segunda Ponte.
A exigência de uma equipe técnica para gerir as obras é do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), que enviou ofício há quase duas semanas – antes do acidente da Avenida Paraná – em que pede à Prefeitura para formar uma equipe técnica para gerir os próprios processos de licitação já em andamento.
No ofício, segundo o prefeito, o DNIT informa que fez a licitação para a Perimetral Leste no dia 6 de novembro, e que a licitação da Segunda Ponte, ligando Foz a Presidente Franco, está em vigor.
O prefeito disse que já escolheu o secretário para a nova pasta: será o engenheiro Leopoldo Campos, que foi do Departamento de Estradas de Rodagem e do Porto de Paranaguá. “Ele é experiente em grandes obras”, disse Chico Brasileiro.
As duas licitações, segundo o prefeito, vão passar para a Prefeitura, com fiscalização do DNIT e da Itaipu Binacional, que vai fornecer os recursos para as obras.
Giacobo e Stamm
Na entrevista, o prefeito destacou o empenho do deputado federal Fernando Giacobo e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, para viabilizar a construção da Perimetral Leste e também da Segunda Ponte.
“Reconheço o empenho do deputado Fernando Giacobo. Nós não somos do mesmo partido, mas sei e tenho o dever de dizer quem está ajudando a cidade. Muita gente fica criticando indevidamente, e ele tá trabalhando em Brasília desde o período anterior à eleição e agora, após as eleições continuou trabalhando. A gente sabe do relacionamento que ele tem com o ministro (Valter) Casemiro, dos Transportes, e com o DNIT, que o partido dele tem um relacionamento forte com este órgão e ele tem acompanhado de perto e não tem deixado de atender Foz do Iguaçu”.
Quanto a Itaipu, “está sendo a grande parceira que vai financiar este projeto”. “Eu quero saudar o presidente Marcos Stamm, que está trabalhando como ninguém pra isso acontecer”, completou o prefeito.
Licitada
A Perimetral Leste, que inclui os acessos à futura ponte Foz-Presidente Franco e à aduana Brasil-Argentina, já foi licitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e vencida pela pela Jota Ele Construções com um lance de R$ 104,06 milhões – custo 20% menor que o previsto no edital, de R$ 130,97 milhões.
O prefeito disse ainda que, ao contrário do que se fala em Foz, as obras estão bem encaminhadas e vão sair mesmo do papel.
“Esse processo vai sair do papel porque temos vários parceiros. Temos a palavra do presidente da república (Michel Temer) e dos ministros de estado. Todos estão trabalhando no mesmo sentido, os deputados, as forças políticas, o governo do Paraguai e ainda com o apoio da Itaipu”, disse.