O Diário Oficial do Município (DOM), na edição de ontem (08), traz o termo de ratificação, reproduzido acima, pelo qual a Prefeitura de Foz do Iguaçu aluga o prédio do antigo Fouad Center, localizado na Avenida JK, para abrigar a Secretaria da Fazenda e “outras secretarias e órgãos da administração municipal que atualmente estão sediadas em imóveis locados”.
O valor total do aluguel é de R$ 744 mil, pagos em parcelas mensais de R$ 62 mil, pelo período de um ano. O prédio tem 4,6 mil metros quadrados.
Vale lembrar que os prefeitos de Foz do Iguaçu não se mexeram para construir uma sede da prefeitura que abrigue toda a administração municipal. Por isso, a população tem de ficar perambulando de um local para outro para ser atendida. Resultado: uma completa falta de gestão racional e um desperdício de dinheiro público com aluguéis e reformas.
Vale lembrar, também, que a sede da prefeitura fica num lugar e as demais secretarias estão espalhadas pela cidade, geralmente, a quilômetros de distância umas das outras, para dificultar a vida dos contribuintes – talvez, o imóvel alugado agora consiga concentrar algumas dessas secretarias.
Porém, a pergunta que fica nos ar é a seguinte: cadê o dinheiro dos royalties da Itaipu para construir uma sede adequada, senhor prefeito e senhores ex-prefeitos?
Não precisa ser algo suntuoso, muito menos uma atração turística. Precisa, isso sim, ser algo simples e funcional. O que, no final das contas, custa bem menos do que os aluguéis que estão sendo pagos até hoje.