Chico Brasileiro manda os restaurantes fecharem às 21 horas, mas não dá um pio sobre os ônibus lotados

Em Foz, o vírus da Covid-19 se espalha muito mais nesses ônibus do que nos bares e restaurantes

Presidente do Sindicato de Hotéis: quando se fala do transporte coletivo, eles ficam arredios. Foto: Reprodução do vídeo da Rádio Cultura.

A partir desta sexta-feira (28), Foz do Iguaçu seguirá o toque de recolher das 20h às 5h, conforme determinação do Governo do Estado nesta semana.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu também acompanhou a alteração no decreto do governador Ratinho Junior, que ampliou em uma hora o funcionamento das atividades gastronômicas, porém o consumo de bebidas nesses locais só pode ocorrer até as 20h.

Ou seja: bares, restaurantes e lanchonetes poderão fechar às 21 horas.

No entanto, no domingo, só poderão funcionar os serviços essenciais e, das 11h às 15h, restaurantes, com reserva antecipada de meses, e vendas de carne assada e acompanhamentos. Já os serviços de delivery podem funcionar 24h, ficando proibida a retirada no balcão após as 20h.

Transporte coletivo
Quanto ao transporte coletivo, o maior proliferador do vírus da Covid-19, devido aos ônibus superlotados, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, não dá um pio. Apenas se limitou a divulgar que “o transporte coletivo irá operar até às 22h, com limitação de 50% da capacidade do veículo”. O que, todo mundo sabe, é uma piada, diante dos ônibus que circulam lotados.

Ontem, por exemplo, no programa Contraponto, da Rádio Cultura, o presidente do Sindicato de Hotéis de Foz, Neuso Rafagnin, revelou que, quando se fala desse assunto de ônibus coletivo, eles (a prefeitura e o estafe do prefeito) ficam arredios.

“Não sei o que acontece nesse meio aí”, afirmou Neuso.

Mistério?

Por que o prefeito não autoriza as vans de turismo da cidade, paradas por causa da pandemia, a fazerem o transporte de passageiros, 24 horas por dia? Ou então, por que o prefeito não aluga ônibus para manter uma frota decente em circulação, condizente com a necessidade urgente de evitar o contágio do vírus?

Mistério 2?

Vale ressaltar que, a última vez que Chico Brasileiro falou sobre o assunto, revelou a “brilhante” ideia de comprar ônibus elétricos, “para ficar livre do julgo dos barões do transporte coletivo”.

Só que, até lá, se isso se concretizar, quanta gente vai morrer por ter contraído a Covid-19 nos ônibus lotados que circulam em Foz?

Pobre Foz do Iguaçu!

Sair da versão mobile