A reforma do secretariado do prefeito Chico Brasileiro – ele confirmou que vai fazer, mas não definiu data – pode começar ainda nesta sexta-feira, 9, com troca na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Para o lugar de Ana Biesek, deve ir Karl Stoeckl, o Kalito (foto). Funcionário da Unila, Kalito foi candidato a vereador na eleição passada pelo PSD (partido do prefeito), quando fez 1.346 votos.
Há também grande expectativa para a nomeação do secretário de Governo da Prefeitura, cargo que Chico já ocupou no passado e ao qual ele dá muita importância.
Em matéria em outubro do ano passado, a Gazeta Diário informava que o prefeito queria a criação do cargo em regime de urgência. Nem era tão urgente assim, parece, mas agora é hora.
Na matéria, o jornal deu uma boa explicação sobre o cargo: “secretário de Governo é aquele que comanda as ações políticas de uma administração; o homem que desata os nós do governo e das demais secretarias. Seria o primeiro-ministro se o regime fosse parlamentarista”.
Pois é, mas quem será o tal secretário? No ano passado, aventou-se a hipótese de o cargo ser ocupado pelo vice-prefeito Nilton Bobato, mas a coisa não andou.
Agora, o nome forte para o cargo é o de Ney Patrício da Costa, atual secretário de Administração e Gestão de Pessoas. É praticamente certo que ele vai para a nova pasta.
O problema é: e quem vai pro lugar de Ney Patrício? É esta escolha que está dificultando mais esta etapa da reforma do secretariado de Chico Brasileiro.
Mas que sai, sai.