A chuvarada deu resultado. As águas rolam pelo vertedouro da usina de Itaipu, um espetáculo que não se via há seis meses, quando foi aberto pela última vez.
Em quase todo esse período, a usina recebeu pouca água, por causa da estiagem da Região Sudeste, onde ficam os rios que abastecem o Paranazão.
O vertimento em Itaipu começou no sábado (27), às 21h, e deve prosseguir até a manhã de segunda-feira (29).
Neste domingo, por volta de 11 horas, passam pelo vertedouro 1.171 metros cúbicos de água por segundo (pouco menos que a vazão normal das Cataratas do Iguaçu).
Para os turistas que visitarem a usina hoje, é um atrativo a mais que Itaipu oferece.
Segundo os técnicos da usina, o excesso de água é resultado das chuvas na região e também do vertimento de alguns reservatórios das mais de 40 usinas que ficam a montante (acima) de Itaipu.
Bandeira amarela
É graças à mudança no tempo, do período de estiagem para o chuvoso, que a bandeira tarifária de energia elétrica, que estava vermelha até este mês, passará a amarela a partir de novembro.
Isso significa que, ao invés de pagar R$ 5 a mais, a cada 100 quilowatts-hora, o consumidor pagará apenas R$ 1,00.
Durante cinco meses vigorou a bandeira vermelha. A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, só vigora quando as condições de produção de energia elétrica são totalmente favoráveis em todo o sistema elétrico brasileiro.
Se as chuvas continuarem em novembro, dá até para prever a volta da bandeira verde.
Vídeo
Veja um vídeo da Itaipu Binacional – Paraguai que mostra o vertimento, a partir das 21 horas do sábado (27):