Foz do Iguaçu se destacou no ciclismo, tênis de mesa e natação nos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), que aconteceram neste final de semana, em Pato Branco.
O campeonato integra a lista de 11 jogos oficiais promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEE), em parceria com as prefeituras. A competição reúne diferentes gerações, desde jovens a partir de 17 anos até atletas de 70 ou mais.
O ciclista João Vitor da Silva conquistou o primeiro lugar nas modalidades por velocidade e de prova por quilômetro, e Igor Nova Mello, ficou com o bronze nessa última. Com as vitórias, Foz do Iguaçu ficou e segundo lugar geral na competição, com 51 pontos.
No tênis de mesa, as atletas iguaçuenses conquistaram o terceiro lugar geral na competição, e no masculino, o segundo lugar geral. Além das provas de natação dos Japs, o torneio também contou com provas do Japs Master. As disputas aconteceram no Centro Aquático, contando com a participação de 145 atletas nas duas competições.
No feminino, Foz do Iguaçu ficou em segundo, seguida de Ponta Grossa com a terceira colocação. Na pontuação por equipes no masculino, Foz do Iguaçu levou o bronze.
A delegação de Foz do Iguaçu participou dessa etapa dos Japs com 140 atletas. A competição contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
Fase
Os jogos deste final de semana representam a primeira parte da etapa Estadual dos Japs e contaram com a participação de mais de dois mil atletas de todo Paraná. As disputas coletivas, como basquete, futsal, futebol sete, handebol e voleibol, contemplaram apenas a fase de grupos e continuam no final de semana de 24 a 26 de novembro, que colocará um ponto final no calendário de 2023 da competição.
A etapa regional da edição 2023 foi disputada em junho, em 12 municípios, e envolveu 807 equipes, totalizando 11.826 participantes entre atletas e dirigentes. A fase macrorregional aconteceu no final de agosto e começo de setembro, com participação de 3.122 pessoas.