A boa relação entre Itaipu e o governo do Estado pode render novas parcerias.
A governadora Cida Borghetti reuniu-se nesta segunda-feira (23), no Palácio Iguaçu, com o novo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Vitório Stamm, e reforçou o interesse do governo do Estado de ampliar parcerias e estreitar o diálogo com a binacional (por equívoco, matéria distribuída pelo Palácio Iguaçu troca o “binacional” por “multinacional”.
De acordo com a matéria, governo e Itaipu têm os mesmos interesses em relação ao desenvolvimento econômico e social dos 54 municípios da região Oeste do Paraná em que a empresa tem atuação.
Entre os projetos em desenvolvimento, a governadora citou a parceria Itaipu-Copel nas áreas de geração distribuída e mobilidade elétrica. E, ainda, a limpeza do Rio iguaçu.
Segundo o press-release do Palácio Iguaçu, o governo do Estado e Itaipu vão estudar novas parcerias. Uma delas chama atenção: é na área de iluminação pública. Mas não foram oferecidos detalhes. As outras, serão em infraestrutura e relações internacionais.
Stamm convidou a governadora pra participar da reunião do Conselho Binacional da Itaipu, que acontece pela primeira vez em Curitiba, na próxima semana.
Além de Stamm, participaram da reunião os diretores da Itaipu Mauro Corbellini (Técnico), Cezar Ziliotto (Jurídico), João Pereira dos Santos (Administrativo) e Newton Kaminski (Coordenação), bem como a chefe do Gabinete da Governadoria, Lucília Dias, e o secretário de Estado da Comunicação Social, Alexandre Teixeira, entre outros.