A Revista Oeste informa que o Ministério Público do Rio Grande do Sul abriu ontem (25) uma investigação sobre denúncias de desvio de doações destinadas às vítimas das enchentes da cidade de Eldorado do Sul.
Essa cidade foi a escolhida pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e seu estafe, para receber R$ 1 milhão que seria gasto com os shows da Fartal, feira que foi cancelada por esse motivo. O envio do dinheiro também foi aprovado pela Câmara de Vereadores.
Os donativos teriam sido desviados com fins eleitorais por três integrantes da Defesa Civil, todos pré-candidatos a prefeito da cidade.
Segundo a revista, ontem, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos suspeitos e na Prefeitura de Eldorado do Sul, com apoio do Gaeco.
Os crimes investigados são de apropriação indébita, peculato e associação criminosa durante estado de calamidade pública.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu escolheu essa cidade para receber os recursos da Fartal sob a seguinte justificativa:
Com cerca de 40 mil habitantes, o Eldorado do Sul está entre os municípios mais afetados pelas inundações que chegam com força no Rio Grande do Sul. No dia 1º de maio, os primeiros bairros da cidade, localizados em níveis mais baixos, começaram a inundar.
Segundo a Defesa Civil, 98% da cidade foi inundada pelas águas do Rio Jacuí, forçando toda a população a uma evacuação emergencial. Hoje, a cidade encontra-se em ruínas, com casas vazias, comércios fechados, hospitais alagados e muitos animais abandonados.
Por sua vez, a Prefeitura de Eldorado do Sul, emitiu a nota publicada acima.