Cidade paraguaia declara-se “o berço do futebol mundial”

Não se sabe as regras do jogo, mas ilustrações antigas mostram os índios disputando uma pelota, nas missões jesuíticas.

E essa, agora? Os vereadores de San Ignacio Guazú, a 225 km de Assunção, aprovaram uma lei que declara a cidade de 25 mil habitantes “berço do futebol mundial”, slogan que deve ser utilizado por todas as instituições municipais e pelas equipes esportivas que representam a cidade.

Segundo os vereadores, o futebol moderno tem origem no jogo pré-colombiano chamado “Manga Ñembosarai”, que era praticado pelos índios guaranis nas reduções jesuíticas, como conta o jornal ABC Color.

Era uma das maiores recreações dos indígenas quando eles saíam da missa.

E de guaranis e jesuítas San Ignacio entende. A cidade, fundada em 1609, foi a primeira redução jesuítica da Bacia do Prata.

Aliás, padres da época das missões deixaram vários documentos por escrito contando que os índios praticavam um jogo com bola,  muito antes da chegada dos missioneiros.

Por isso, os vereadores também pediram para ser construído um monumento aos “inventores do futebol” em um lugar visível, dentro do centro histórico da cidade.

Controvérsias
San Ignacio coloca mais lenha na grande fogueira da dúvida: afinal, quem inventou o futebol? Os ingleses ficaram com a fama por muitos anos. Mas, depois, foram pesquisar e chegaram à conclusão que o esporte já era praticado desde a Antiguidade. Até na China e no Japão.

Na Europa, o futebol começou a evoluir a partir do século 9. Na Inglaterra, cidades inteiras chutavam uma bexiga de porco de um lado pro outro. Mas ali é que foram criadas as regras para este esporte, em 1863, o que criou a fama dos ingleses como “pais” do futebol.

Sair da versão mobile