Na manhã de quinta-feira, 27 de outubro, o Ministério Público do Paraná deflagrou a Operação Azimute, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra nove pessoas em 12 endereços nas cidades de Imbituva, Prudentópolis, Ivaí, Colombo e Curitiba.
Cumpridas por agentes do Núcleo Regional de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Imbituva, as ordens foram expedidas pela Vara Criminal de Imbituva em investigação que busca desarticular organização criminosa voltada à exploração da contravenção penal de jogo do bicho, corrupção e lavagem de dinheiro.
Segundo as investigações do Gaeco, iniciadas em 2020, o grupo possui uma grande rede de bancas de jogo do bicho em diversas cidades do estado e utiliza várias empresas para a lavagem do dinheiro obtido com a contravenção, como postos de gasolina, distribuidoras de bebidas e casas lotéricas. Com a medida, o MPPR pretende também averiguar a informação inicial de que contraventores eram protegidos por agentes públicos locais, o que poderá caracterizar os crimes de corrupção e prevaricação.
Foram apreendidos documentos, celulares, computadores, HDs, máquinas para registro de jogo do bicho e R$ 104 mil em dinheiro. Houve uma prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munições e cinco autuações de termos circunstanciados por exploração do jogo do bicho.
Com informações do MPPR